Curso de Graduação em
Agronomia

Histórico

O Curso de Agronomia da UFV- Campus de Rio Paranaíba iniciou no dia 10 de setembro de 2007, apenas seis meses após a fundação do Campus. Nesta ocasião a forma de ingresso era por meio de vestibular. Toda a estrutura curricular inicial foi implantada com base no curso de Agronomia oferecido na UFV- Campus de Viçosa. Esta estrutura atende a resolução CNE/CES Nº 01, de 2 de fevereiro de 2006, oferece qualificação profissional e prepara o estudante para a realidade do cerrado e de todo o País.

O curso surgiu da necessidade em atender a demanda sócio-regional, tendo como objetivo principal à formação de profissional de nível superior, com capacidade para desempenho profissional técnico-científico e de atuação como agente social comprometido com a promoção do desenvolvimento sustentável e da contínua melhoria da meio ambiente. Nesse sentido, a formação de profissionais nessa área é de vital importância para a melhoria da produção vegetal e animal no cerrado brasileiro. Formar profissionais capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos tecnológicos, políticos, econômicos, sociais, ambientais, gerenciais, organizativos e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Para tanto, as atividades do curso devem resultar de um processo integrado de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, capaz de dotar os discentes de discernimento e habilidades para pesquisar, propor, gerenciar e conduzir tecnicamente mudanças, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio ambiental.

O curso é oferecido de forma integral, compreendendo manhã e tarde. Para efetivação da estrutura curricular foi previsto um total de horas a serem realizadas em dez semestres (5 anos). A carga horária total chega a 3810 h e está distribuída entre 3510h de disciplinas obrigatórias e 300 h de disciplinas optativas. A matriz curricular ainda contempla o mínimo de 180h referentes ao estágio curricular supervisionado apresentado na forma de relatório de atividades, conforme regulamento do estágio curricular do curso de Agronomia, além de atividades complementares.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress